Personalização, comunicação e marketing são três conceitos associados à proposta de valor da Pens.pt, empresa associada da ANJE que se dedica à criação e customização de “pen drives” e baterias portáteis USB (os cada vez mais famosos “power banks”). Idealizado por um grupo de empreendedores algarvios, o projeto cresceu e já é a referência nacional do setor, exportando para Espanha, Angola e alguns países da União Europeia. As instalações do centro de incubação ANJE em Faro são a sede da empresa que registou um crescimento de 90% no volume de negócios, entre os anos de 2013 e 2014, e faturou 330 mil euros no ano que agora terminou. A entrada em novos mercados, a diversificação de produtos e a manutenção da hegemonia no mercado nacional são as três metas prioritárias para o futuro próximo.

Quem é a Pens.pt?

A Pens.pt é um projeto pioneiro em Portugal, que se dedica exclusivamente à criação e personalização de “pen drives” e baterias portáteis USB (vulgarmente conhecidas como “power banks”).

Como surgiu a ideia e como se materializou?

A Pens.pt surge de uma forma simples. Durante a utilização de uma pen drive USB no seu computador portátil, um dos fundadores da empresa lançou a questão: “E se esta pen drive fosse personalizada?”. A resposta foi imediata: “Ela pode ser personalizada com nomes próprios, de empresas e marcas, tudo o que quisermos”. Este breve e repentino pensamento, que não mais se esfumou, seria o ponto de partida do projeto.

O passo seguinte foi efetuar um estudo de mercado, com o propósito de apurar quem já estava no ramo, o que estava a ser feito e como estava a ser produzido. Desde então, a ideia cresceu e foram iniciados os primeiros contactos com produtores fabris e parceiros. Formamos uma equipa de quatro jovens amigos e ambiciosos e cada pessoa representava, praticamente, um departamento. O projeto cresceu com audácia e sustentabilidade e hoje a Pens.pt exporta para vários países do mundo, sendo já uma referência a nível nacional.

O que diferencia a empresa no mercado?

O projeto Pens.pt surgiu repentinamente no mercado e logo “a agitar as águas” com preços bastante competitivos, pese embora a pequena equipa de trabalho e a dimensão modesta do projeto. No entanto, a equipa arrecadou forças na ambição, arrojo, criatividade e entusiasmo que a caracteriza.
Atualmente, além da personalização de produtos USB (mais propriamente de “pen drives” e “power banks”), a Pens.pt cria efetivamente novos protótipos de “pen drives” de raiz, colocando em prática ideias que por vezes não saem do esboço em papel. Os formatos são personalizados e produzidos à medida do cliente. Para garantir a diferenciação trabalhamos diretamente com as melhores e mais rigorosas fábricas do setor, facto que nos permite atuar com elevado grau de especialização nos serviços oferecidos, garantindo um melhor aconselhamento ao cliente (de acordo com as suas reais necessidades).

Trata-se de um projeto pioneiro ou já existem concorrentes?

Já existem empresas no mercado que comercializam “pen drives”. Em Portugal, a Pens.pt foi pioneira porque se dedicou em exclusivo a este produto, não trabalhando com outros brindes publicitários. Ganhamos espaço no mercado paulatinamente e os maiores e mais diretos concorrentes sentiram o efeito da nossa ação, devido à prática de preços baixos em produtos de qualidade, mas também graças à proximidade no processo de atendimento ao cliente. Quem pretende adquirir “pen drives” USB em Portugal pode efetuar a sua encomenda através de um processo tratado em português, de forma simples e com total transparência em todos os procedimentos. A garantia nos produtos, o apoio imediato ao cliente e a relação de empatia criada facilitam o processo de compra e venda.

Este é um projeto de vocação global?

O projeto Pens.pt foi concebido com horizontes geográficos bem definidos no plano internacional. No entanto, não seguimos a tentação de ser internacionais sem antes conseguirmos liderar no plano nacional. Nascer, crescer e dominar o nosso setor em Portugal foi o primeiro objetivo. Só depois procuramos expandir além-fronteiras. Já estamos solidificados em Espanha e exportamos igualmente para um grupo de nações, onde se incluem Angola e alguns países da União Europeia. Em curso, está um projeto de internacionalização para entrar em países europeus como Alemanha, França e Itália.

Qual é o estado de maturação do projeto?

O projeto continua em expansão e apresenta percentagens significativas de crescimento. Em 2014, a empresa cresceu 90%, face aos resultados obtidos em 2013. Estamos progressivamente a ampliar a nossa carteira de clientes, a fidelizar os atuais e a olhar continuamente para novos mercados, diversificando o leque de produtos. Não pretendemos ficar apenas pelas “pen drives”.

Quais os próximos passos e as quais as perspetivas futuras de evolução?

Os próximos passos estão já delineados. Crescimento é a palavra de ordem e os objetivos principais são manter a liderança em Portugal e fidelizar o cliente que ainda compra no estrangeiro ou não conhece bem o conceito (explicar a utilidade da personalização de produtos tecnológicos USB e a respetiva eficácia nos ramos de marketing e publicidade). Nos próximos passos consideramos ainda a entrada em novos mercados, apostando na diversificação de produtos que tenham sempre a inovação como um suporte basilar.

O futuro também nos transporta para um sonho: ter a nossa própria fábrica em Portugal. Vamos estudar a viabilidade do projeto, sendo que para isso é necessário: obter um crescimento regular e sustentado, trabalhar com os parceiros certos ao longo do nosso caminho e criar uma conjuntura (fatores internos e externos) favorável para a concretização.

Quais as necessidades atuais do projeto?

Neste momento, a internacionalização é fundamental, à medida que vamos diversificando a oferta de produtos.

A empresa já beneficiou de apoio financeiro/ estratégico via investidores individuais ou entidades?

A nossa empresa tem assegurado a ação no mercado maioritariamente com capitais próprios. Existe financiamento bancário sempre que necessário e apoios do IEFP, com vista à contratação de pessoal.

Qual a importância de uma associação como a ANJE?

A ANJE tem sido um alicerce fundamental ao nosso crescimento. Podemos dizer que nos sentimos em casa, com perfeitas condições para podermos exercer a nossa atividade, sem carências relativamente ao apoio humano e logístico que necessitamos.

RADIOGRAFIA DO NEGÓCIO

Sede: Ninho de Empresas, Faro
Número de colaboradores: 7
Ano de criação: 2011
Investimento inicial: 5000 €
Faturação em 2013: 180.000 €
Previsões de faturação em 2014: 330.000 €
Outros números relevantes: 15% de exportação

Referências

Portefólio: Sonae, SIC, Mercedes-Benz, ANPC, Media Capital, Mazda, Remax, Banco Popular, GNR, entre tantos outros.

Parceiros: ANJE, IEFP, CTT Expresso, UPS, IAPMEI, Vodafone, BPI, Portal Empregos Manager, Sul Informação.

BI DOS EMPREENDEDORES

Nome: Ricardo Mariano
Idade: 28
Função na empresa: Sócio-Gerente
Formação: Licenciatura em Gestão de Marketing

Nome: Emanuel Afonso Botelho
Idade: 28
Função na empresa: Sócio
Formação: Licenciatura em Línguas e Comunicação

Nome: Bruno Arco
Idade: 30
Função: Sócio
Formação: CET - Desenvolvimento de Produtos Multimédia

SOBRE A PENS.PT

A Pens.pt é uma empresa portuguesa que iniciou a sua actividade especialmente no Mundo USB, com produção e personalização de Pens USB personalizadas e artigos relacionados, como baterias portáteis, acessórios, etc. Desde então, com o seu know-how, e vasta experiência, a Pens.pt abriu o seu espectro de opções aos seus clientes, oferecendo novas soluções de artigos publicitários corporativos e empresariais.

Adicionalmente, saiba que um dos nossos principais objetivos é a sua satisfação. O Departamento Comercial da Pens.pt sabe que tem de, diariamente, melhorar e refinar a sua comunicação para com o cliente, para que você se sinta apoiado no seu negócio e descansado na hora de adquirir os produtos que necessita.
Pens.pt – USB. Gifts. Tech.

PRODUTOS

ASSINAR NEWSLETTER

CONTACTOS

Morada: Rua Arthur Águedo de Miranda,
Lote 3 - Loja H
8005-139 Faro, Portugal
Tel: (+351) 289 863 400
  (+351) 289 090 754
Email: geral@pens.pt
Skype: pens.pt_comercial
Whatsapp: (+351) 915 204 012
Horário: 08h30 – 18h30

ASSISTÊNCIA ONLINE

SOBRE A PENS.PT

Pens.pt – USB. Gifts. Tech.

PRODUTOS

ASSINAR NEWSLETTER